domingo, 17 de junho de 2012

Kaizoku Sentai Gokaiger e a tradição Sentai



  O meu primeiro contanto com os Sentais, se deu em uma locadora de vídeo do bairro. Lembro-me de pegar na prateleira infantil, algumas fitas VHS (DVD não era citado nem em filmes de ficção!) com heróis em poses de luta estilosas e com uniformes chamativos. Na parte de trás da capinha, um mistério, heróis semelhantes, porém inéditos no conteúdo do vídeo. A fita em questão era dos heróis japoneses Changeman, ou Dengeki Sentai Changeman como descobriria tempos depois.
Todo final de semana fazia minha mãe alugar as fitas daqueles heróis e também do herói solitário Jaspion. Algum tempo depois para minha surpresa, esses heróis invadiram a tv através da saudosa Manchete. Foram tardes e tardes assistindo meus heróis preferidos, que logo tiveram a companhia de Flashman, Jiban, Maskman e muitos outros. Foi o Boom dos Tokusatsus no Brasil. Porém, como tudo que é bom dura pouco, algum tempo depois estes bravos defensores da terra (leia-se Japão.) sumiram da telinha, dando lugar a uns certos cavaleiros que apanhavam mais que o Rock Balboa e também um rato elétrico amarelo, iniciava o renascimento dos animes. Vieram também os heróis americanos e politicamente corretos, Power Rangers. Confesso que assistia com entusiasmo. Não tinham o charme do Hayate (Change Griphon) ou a bravura do Din (RedFlash), mas traziam uma certa nostalgia. Essa nostalgia porém veio abaixo quando descobri que os Power Rangers eram na verdade pura imitação dos Sentais, meus heróis da infância. (Graças a extinta revista Herói Nº 10) Com a revista Herói comecei a me aprofundar no mundo dos heróis japoneses. Lembrem que nos anos 90 a internet era uma coisa distante. De lá para cá me tornei um fã dos tokusatsus e passei a acompanhar e colecionar tudo que já passou e ainda passa no Japão.

 





   Pelo parágrafo acima, vocês podem notar que eu sou um entusiasta do gênero. Porém, como fã "das antigas" começava a notar um certo desgaste no gênero. Confesso que ansiava por algo que revitalizasse e prestasse homenagem ao gênero sentai. Para minha surpresa, no final de 2010, um boato começa a correr a tokunet, sobre um certo esquadrão pirata que homenagearia os antigos esquadrões. No começo recebi tal notícia com certa desconfiança, pois sempre desejei ver meu heróis da infância de volta, mas sabia também qua a TOEI, produtora dos Sentais e Kamen Riders, era campeã em estragar projetos, ainda mais nostálgicos. (Vide Kamen Rider Decade) Quando assisti ao primeiro episódio da série, porém, todo o pessimismo foi deixado para trás. Episódio após episódio a série me cativou. Heróis do passado retornando, personagens bem construídos, lutas bem coreografadas e o principal cronologia respeitada. Nesse ponto devo tirar o chapéu para a TOEI, conseguiu colocar todos os 35 sentais em um único universo de forma coesa. Vi a volta do Black Condor, o final para a história do TimeYellow e tantas outras surpresas bem-vindas. Porém o auge da série para mim foi ver, mesmo que por poucos segundos os sentais da Manchete em um único episódio dando a força final para os piratas guerreiros. Por estas e outras Gokaiger entrou no meu rol dos melhores sentais e mais que recomendadíssimo para quem quer saber mais sobre os heróis coloridos do passado. Deixo para vocês algumas fotos de Actions Figures do Esquadrão Pirata da minha coleção.










Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário