quarta-feira, 6 de julho de 2016

Artigo: I LAVA YOU – Pixar (Ou Como Expressar a Totalidade do Amor em Poucos Minutos.)




 Olá amigos da Rede Globo do blog Coleção em Ação, o artigo de hoje falará sobre o curta-metragem I Lava You, uma pequena obra-prima dos Estúdios de Animação Pixar. Então venham comigo e descubram o verdadeiro significado do amor.



 “Inspirado pela beleza isolada das ilhas tropicais e pela sedução explosiva dos vulcões oceânicos, Lava é uma história de amor musical que se passa durante milhões de anos.”


  I Lava You

 Com esta simples sinopse, I Lava You nos surpreende como uma das melhores animações já produzidas e não poderia ser diferente, pois veio ao mundo através das mentes criativas da Pixar, especialistas em emocionar multidões. 

 Antes de qualquer coisa, vou confessar que não sabia da existência desse curta, porém ser pego de surpresa em casos como esse é um deleite à parte. Estava eu zapeando pelos canais da TV por assinatura, quando vi o anúncio sobre o filme Divertida Mente (Inside Out), sendo a próxima atração de um canal de filmes. Mesmo tendo assistido o longa animado em duas oportunidades, resolvi conferir mais uma vez, pois os filmes da Pixar são obras que passam mensagens motivadoras que podem ser avaliadas de diferentes prismas, dependendo do estado de espírito em que nos encontramos.  

 Antes do início do filme, começa a passar o curta I Lava You. Instantaneamente fui fisgado pela música e pela história cativante do amor entre dois vulcões, por mais absurda que a ideia possa parecer em um primeiro momento. Somos apresentados à Uku, um vulcão solitário apaixonado por uma (vulcoa?) vulcão submersa chamada Lele. O amor de Uku é demonstrado através das lavas que ele expele em forma de canção e alimenta Lele através dos tempos, dando forças para que ela chegue cada vez mais próxima da superfície. O problema é que Uku vai perdendo suas forças com o passar do tempo e caberá à Lele retribuir todo o amor do parceiro no momento certo. Faltam palavras para exprimir toda a emoção que o curta passa durante os seus sete minutos de duração, então assistir é o melhor caminho, pois cada minuto de I Lava You vale por meia dúzia de comédias românticas juntas.

 Sou fã de carteirinha dos filmes da Pixar, um estúdio de animações pertencente ao grupo Disney e que encanta a todos desde que seu primeiro filme Toy Story, apresentou a história do Cowboy Wood e companhia. Somente a Pixar poderia nos presentear com obras como Os Incríveis, Wall-E, Up! Altas Aventuras, além de outras com o mesmo grau de qualidade. Por falar em Up!, até o dia em que assisti I Lava You, considerava os cinco minutos iniciais de Up!, que contam a história do casal Carl e Ellie, como o momento máximo do romantismo no cinema. Por incrível que pareça a própria Pixar conseguiu a superação nesse quesito e logo com a inusitada história de dois vulcões. 

 O curta-metragem I Lava You foi roteirizado e dirigido por James Ford Murphy, o idealizador de filmes como Procurando Nemo, Ratatoille, Os Incríveis e, veja vocês, Up! Altas Aventuras. É o exemplo de criador que consegue a superação a cada obra lançada. I Lava tem sua história contada através de imagens e uma música cativante cantada por Kuana Torres Kahele e Napua Greig, cantores havaianos que dão um toque especial à canção original em inglês. Já a versão brasileira não fica devendo nada em qualidade, sendo interpretada por Joelma Bonfim e Bruno Bonatto. 

 Para concluir, apenas posso indicar que todos assistam essa pequena joia preciosa dos filmes animados e que é um alento em tempos de filmes cada vez mais cinzentos e pasteurizados, que tentam transpor o romantismo para as telas, sem sucesso.

Letra em Português 

Lava You

Há muito, muito tempo havia um vulcão
Vivendo completamente sozinho no meio do mar

Ele ficava sentado no alto da sua cama observando casais brincar
E desejando que ele tivesse alguém também

E do seu amor veio essa canção de esperança que ele cantou
Bem alto todos os dias, por anos e anos

Eu tenho um sonho que eu espero que se realize
Em que você está aqui comigo e aqui eu estou com você

Gostaria que a terra, o mar e o céu lá no alto
Mandassem-me alguém para amar

Anos de cantoria em isolamento fizeram seu amor petrificar
Até que ele estivesse à beira da extinção

Mas mal sabia ele que vivendo no fundo do mar
Outra vulcona escutava sua canção

Todo dia ela ouvia a melodia, o amor dela só fazia aumentar
Porque ela acreditava que a canção fora feita pra ela

Agora ela se sentia preparada pra encontrá-lo na superfície do mar
Logo quando ele cantou sua canção de esperança pela última vez


Se erguendo do fundo do mar surgiu uma adorável vulcona
Procurando por toda a volta, mas ela não conseguiu vê-lo

Ele tentou cantar pra que ela soubesse que não estava só
Mas sem o magma do seu amor, sua canção tinha se acabado

Ele encheu o mar com suas lágrimas e viu seus sonhos desaparecem
Aí ela se lembrou do que a canção dele significava pra ela

Oh, eles estavam tão felizes de finalmente se encontrarem acima da superfície
Juntos agora o amor deles crescia e crescia

Quantos mais tempo passam juntos vivendo em aloha
E quando você os visita é isso o que cantam:

Eu tenho um sonho que eu espero que se realize
Em que você envelhece comigo e eu envelheço com você
Agradecemos a terra, ao mar, e ao céu nós agradecemos também.


Um comentário: