segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Os 10 maiores policiais do cinema


 

E aí galerinha mais ou menos que gosta de ver tiro, porrada e bomba no cinema e na TV, hoje vamos conhecer ou mesmo relembrar, os 10 maiores “tiras” da 7ª arte. Bóra comigo cambada!


 Eu sei que listas são coisas complicadas, cada um sempre terá a sua, seja por nostalgia, por apelo popular ou mesmo por convicção, mas mesmo assim resolvi fazer a minha sobre os policiais mais barra pesada do cinema e compartilhar com os leitores deste humilde blog. Faz tempo que eu queria fazer algo assim e talvez à motivação final tenha vindo com a notícia desta semana sobre o Oscar honorário (Governors Awards) concedido ao grande Jackie Chan, por sua contribuição ao cinema, em particular aos filmes de ação. A premiação a um dos maiores action heroes da história ainda contou com a presença dos brucutus supremos, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, amigos de longa data de Jackie Chan.

 Então sem mais delongas, vamos à lista mais testosterônica do cinema policial.

10º - Axel Foley


 Axel Foley (Eddie Murphy) é um policial de Detroit que arrebenta a bandidagem sem perder o bom humor e que apareceu na série de filmes “Um Tira da Pesada” (Beverly Hills Cops). Axel Foley já mostra ao que veio quando inicia o primeiro filme tentando prender uma quadrilha de contrabandistas e acaba pendurado do lado de fora de um caminhão que destrói metade da cidade de Detroit ao som de The Heat Is On (Glen Frey). Apesar de ser um policial de Detroit, passa os três filmes combatendo os marginais de Beverly Hills, sempre com muita malandragem e ainda sacaneando os policiais locais, que depois acabam virando parceiros de trabalho.
  A série de filmes oitentista foi um grande sucesso e alavancou Eddie Murphy ao estrelato mundial. Curiosamente o papel seria originalmente de Sylvester Stallone, que queria fazer um filme mais sério e complexo. Para nossa sorte, Stallone abandonou o projeto e pudemos ter o Axel Foley moleque de várzea que tanto amamos. Como bônus Stallone pegou suas ideias para o filme e fez outro clássico dos filmes policiais como o fodônico Cobra, que veremos também nesta lista.
 Axel Foley apareceu na trilogia de filmes “Um Tira da Pesada” e também em um projeto que não vingou sobre uma série de TV que seria estrelada por seu filho. Um quarto filme é cogitado há anos, mas o projeto ainda não saiu do papel.

9º - J.J McQuade



 J.J McQuade (Chuck Norris) é um Texas Ranger rústico até o talo, daqueles que laça os bandidos e arrasta para a cadeia como quem conduz o gado para o curral. Bom de briga e de tiro, não é adepto da burocracia da polícia moderna (dos anos 80) e prefere resolver tudo com socos e pontapés e muita cara de mal. Foi um dos personagens responsáveis por imortalizar Chuck Norris como um dos astros brucutus da década de oitenta e até foi motivo de piada durante a aparição do velho Chuck no clássico moderno “Os Mercenários 2”. 
 O personagem é tão casca grossa que foi enterrado vivo dentro de sua caminhonete enquanto estava desacordado. Ao acordar simplesmente abre uma cerveja, jogqa na cabeça e acelera a caminhonete até sair do buraco, para logo em seguida acabar com a raça dos capangas do vilão, poesia pura!!!
 Infelizmente J.J McQuade detonou a marginália em um único filme chamado McQuade o Lobo Solitário (Lone Wolf McQuade) de 1983. Porém, o personagem serviu de inspiração para outro Texas Ranger imortalizado pelo grande Chuck Norris, Walker: Texas Ranger, herói de uma longeva série de TV.

8º - Inspetor Chan Ka Kui



 O inspetor Chan Ka Kui (Jackie Chan), um dos policiais mais honestos e comprometidos de Hong Kong apareceu na série de filmes Police Story, sempre enfrentando quadrilhas de tráfico de drogas e criminosos impiedosos e influentes. Um policial bom na pancadaria e que não economizava socos e ponta pés quando o negócio era proteger informantes e colocar os bandidos na cadeia. Um dos maiores papéis de Jackie Chan, que aqui já demonstrava ser o rei das cenas de ação sem dublês. 
 O primeiro filme Police Story é considerado um dos maiores filmes de ação de todos os tempos e algumas de suas cenas, como a perseguição de veículos dentro de favelas e a cena do ônibus, serviram de inspiração para diversos filmes de Hollywood nos anos que vieram depois.
 Chan Ka Kui apareceu no filme Police Story (1985) e nas quatro sequências da série.

7º - Mike Lowrey



 “Os Bad Boys” foi um filme policial de 1995 que lançou a dupla Martin Lawrence e Will Smith ao estrelato. Os carismáticos atores deram vida aos policiais Marcus Burnett e Mike Lowrey, investigadores da polícia de Miami, que enfrentavam assaltantes de banco e traficantes com muito estilo e frases de efeito. O sétimo colocado da lista é Mike Lowrey, policial boa pinta e tira por vocação. Bom de papo com a mulherada e implacável com os marginais, é um bad boy na essência e que leva sua profissão a sério. Sempre bem vestido e com carrões, não deixou a profissão de policial, mesmo recebendo uma grande herança de família. Mike é comprometido com seu parceiro Marcus Burnett e com a corporação, não poupando esforços para combater o crime, mesmo que para isso a dupla tenha destruído Miami algumas vezes. Um dos policiais mais estilosos e bons de tiro do cinema brucutu.
 Mike Lowrey apareceu no filme “bad Boys” e na sua sequência de 2003. Ambos os filmes foram dirigidos por Michael Bay, rei das explosões do cinema “massavéio”. A dupla também apareceu em alguns jogos de video-game e um terceiro filme foi anunciado para 2018.

 6º - Capitão/Coronel Nascimento



 Não poderia faltar o representante brasileiro dos policiais módafóca. Mas não se engane, Roberto Nascimento está nesta lista por merecimento e não por cota bairrista, afinal o cara não fica devendo em nada aos grandes policiais dos filmes internacionais, quando o quesito são litros de brabeza com limão. Nascimento ficou notoriamente conhecido por ser um dos comandantes do BOPE/RJ, grupo de operações especiais, que ao lado da CORE/RJ, são os cascas-grossas da polícia do Rio de Janeiro. Nascimento e seus comandados não deram arrego para os traficantes e políticos corruptos ao longo dos dois filmes “Tropa de Elite”, dirigidos por José Padilha. 
 O bom Capitão até mesmo sacrificou seu casamento para continuar tocando o terror na vagabundagem carioca, sempre focado no seu objetivo de soltar frases de efeito eu já fazem parte do imaginário popular e também em deixar corpos no chão das favelas infestadas de traficantes. Capitão Nascimento foi migistralmente interpretado por Wagner Moura, que entrou no personagem de uma forma tão intensa que seus “tapas na cara” e disparos de fuzil pareciam ser reais.
 O personagem foi visto trazendo o inferno para os bandidos durante o filme “Tropa de Elite” (2007) e sua sequência de 2010. Os fãs ainda têm esperanças de ver o bom Capitão, agora Coronel, arrebentando geral em um terceiro filme da série. Afinal, Tropa de Elite merecia uma trilogia para chamar de sua.

5º - Martin Riggs



 Martin Riggs é daqueles policiais que atira primeiro e pergunta depois. O detetive Riggs, da polícia de Los Angeles, trouxe toda a sua loucura dos tempos da guerra do Vietnã para dentro do departamento de polícia e quem, pagou o pato por isso, foi a criminalidade durante os quatro excelentes filmes da série. Além disso, sua parceria com o sargento Murtaugh, rendeu muita ação e também um bom punhado de cabelos brancos para o já calejado policial veterano, que ao longo da série está sempre próximo de se aposentar. 
 Martin Riggs foi interpretado por Mel Gibson e o ator trouxe uma carga dramática única para o personagem, traumatizado pela perda da esposa e também da segunda namorada. Apesar disso, Mel Gibson soube balancear bem o personagem, deixando Riggs ao mesmo tempo insano e divertido. Por essas e outras, “Máquina Mortífera” é considerada uma das maiores séries de filmes policiais dos anos 80 e 90.
 Martin Riggs pode ser visto na quadrilogia “Máquina Mortífera” cujo primeiro filme foi lançado em 1987 e o último em 1998. A dupla também pode ser vista em alguns jogos de vídeo-game e também em uma nova série para TV, lançada recentemento pelo canal FOX. Nessa nova série Martin Riggs é interpretado pelo ator Clayne Crawford.

4º - Inspetor “Tequila” Yuen



 Tequila é inspetor de polícia na cidade de Hong Kong e dedica sua carreira a derrubar o maior número de traficantes e assaltantes que possível. Sempre portando pistolas “gêmeas”, é especialista em atirar com as duas mãos, matando assim o maior número de bandidos em um menor espaço de tempo. Sempre com seu característico palito de dente ao lado da boca, é saxofonista nas horas vagas, que são poucas, diga-se de passagem. Interpretado pelo ator Chow Yun-Fat e criado pelo mestre do cinema de ação, John Woo, Tequila aparece dando cabo de inúmeros marginais no filme Fervura Máxima (Hard Boyled) de 1992. 
 Fervura Máxima foi considerado o maior filme de ação dos anos 90 e foi responsável por lançar o diretor John Woo para o mercado internacional – o  que acabou destruindo sua carreira-, além disso Chow Yun-Fat foi considerado o “ator mais cool do mundo” pelo Los Angeles Time. Afinal só ele conseguiria dar vida ao Inspetor Tequila, que mata criminosos enquanto desliza pelo corrimão de uma escada ou que enfrenta mil bandidos enquanto protege um bebê em seus braços.
 “Tequila” Yen pode ser visto no filme Fervura Máxima (1992), que infelizmente nunca teve uma sequência, mas que ganhou um excelente jogo intitulado Stranglehold, lançado em 2007.

3º - Marion “Cobra” Cobretti



 Cobra, o policial mais durão do Esquadrão Zumbi (e o único pelo visto), praticamente um pária dentro do departamento de polícia de Los Angeles, é chamado sempre para solucionar os piores casos da cidade, ou seja, precisa meter bala em alguém? Chama o homem que ele resolve. Imortalizado pelo astro Sylvester Stallone, Cobra surgiu a partir do roteiro original do filme “Um Tira da Pesada” e foi considerado um dos filmes mais violentos dos anos 80. 
 Stallone está simplesmente sensacional no papel do policial rústico, soltando frases de efeitos de cinco em cinco minutos. Para completar, o seu visual é quase de um super-herói dos quadrinhos, com suas luvas pretas, óculos escuro e palito no canto da boca. Cobra foi muito mal recebido pela crítica na época de seu lançamento, mas hoje é considerado Cult pelos amantes dos filmes de ação dos anos 80. Afinal, quem consegue esquecer a icônica cena do supermercado onde o herói dá cabo de um bandido sem cerimônia, ou quando acelera seu carrão pelas ruas de Los Angeles, atirando enquanto dá um cavalo de pau e anda de ré, mandando diversos criminosos para o inferno. Por ser a cura para  a doença que é a criminalidade, Cobra ocupa o terceiro lugar na minha lista dos maiores policiais do cinema.
 Cobra infelizmente nunca teve uma continuação, aparecendo fora da película em um único videogame da época. Cobra com certeza merecia uma continuação nesses tempos de revival dos anos 80.

2º - Harry “Dirty” Callahan


 O primeiro dos durões, Dirty Harry eliminou a escória de São Francisco ao longo dos anos 70 e 80, sempre munido de seu trabuco, um revólver Smith & Wesson .44 Magnum e uma cara de mau de fazer marmanjo chorar no cantinho. Dirty Harry, interpretado pelo sempre fodão Clint Eastwood, não se importava em trabalhar à margem da lei, se isso significasse colocar os bandidos atrás das grades ou mesmo á sete palmos abaixo da terra.
  Dirty Harry já mostrou ao que veio, quando ainda no primeiro filme (Perseguidor Implacável), detonou uma quadrilha inteira de assaltantes de banco, atirando com uma das mãos enquanto segurava um cachorro-quente com a outra, soltando a pérola “-Do you feel lucky punk?” para um dos criminosos feridos que tentava alcançar uma espingarda. No filme “Sem Medo da Morte”, enquanto resolve um assalto que ocorre em uma lanchonete, Dirty Harry mata todos os criminosos e dá uma chance de escolha para o último marginal, que segura uma vítima, e solta uma das frases mais famosas do cinema policial “-Go ahead, make my Day”. Obviamente o marginal se entrega, pois sabia que enfrentá-lo seria morte certa.
 Dirty Harry apareceu em cinco filmes da série de ação policial, sempre implacável no cumprimento do dever.

1º -  John McCLane



 E aqui está ele senhoras e senhores, o policial mais durão de todos os tempos, ganhando de Dirty Harry por muito pouco, John McClane, o homem, a lenda, o mito. O policial mais duro de matar (trocadilho infame, aceito). John McClane (Bruce Willis) é um policial de Nova York que decide tirar uns dias de folga e vai passar as festas de final de ano com a esposa, aproveitando para ir à festa de Natal no prédio Nakatomi, local de trabalho dela. Acontece que alguns criminosos azarados resolvem pegar todos no prédio de reféns para lucrar alguns milhões. Os pobres coitados não contavam que o mais fodão de todos estaria lá e arruinaria seus planos de enriquecer ilicitamente. Mesmo aos trancos e barrancos, John McClane prova que é um policial acima da média e detona geral. Mesmo arrebentado e em desvantagem o policial consegue manter o bom humor e também a boa mira. O primeiro filme da série “Duro de Matar” foi lançado em 1988 e redefiniu as películas policiais, sendo considerado o maior filme de ação de todos os tempos por diversas mídias especializadas. 
 Bruce Willias ainda retornou ao papel do herói em duas excelentes sequências no final dos anos 80 e início dos anos 90. Nos últimos anos a série ainda recebeu dois filmes que apesar de razoáveis, descaracterizaram demais o personagem. Outra curiosidade interessante é que o filme foi adaptado de um romance policial lançado nos anos 70 e que foi concebido inicialmente para ser uma sequência do filme “Comando para Matar” (Commando) estrelado por Arnold Schwarzenegger no papel do ex-militar John Matrix. O projeto não foi para frente e acabou sendo adaptado para ser estrelado por Bruce Willis, ator em ascensão na TV, na série “A Gata e o Rato”. Notem que as iniciais de John McClane são as mesmas de John Matrix. Para o bem ou para o mal, ainda bem que o filme acabou sendo lançado desse jeito, pois recebemos de presente um filme atemporal para os amantes do cinema de ação.


 Bom pessoal, essa é minha lista particular de heróis policiais, acredito que só de ler essa lista por completo, com toda essa testosterona envolvida, nasceu cabelo no peito de muita gente. Até a próxima!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário