quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Bootleg: Arte alternativa ou pirataria descarada?

                             


  Todos já devem ter visto uma action figure "pirata" ou bootleg, seja em lojas de 1,99, camelôs ou mesmo em sites como o Ebay e Mercado Livre. O termo bootleg teve origem no livro inglês "As Viagens de Gulliver", escrito em 1726 por Jonathan Swift. No livro, os piratas escondiam seu contrabando em todo lugar imaginável, inclusive dentro de suas botas (boots), para não irem para a cadeia. Com o passar do tempo, o termo "boot" passou a ser usado como adjetivo para produtos de origem dúbia, o popular piratão. Querem conhecer algumas dessas cópias, muitas vezes engraçadas, outras realizadas com perfeição? Então segue o bonde.


  Vamos começar falando da wave "perdida" dos Super Powers. Lançada em 2009 pela ITW (Industrial Toys Werks) do Cazaquistão (!!!), essa linha pode ser considerada custom por alguns e bootleg por outros - eu considero bootleg, pois foi produzida em escala, mesmo que pequena - teve em suas fileiras, heróis bem interessantes, como: Supergirl, Gladiador Dourado, Zan & Jaina e outros.



  É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman voan... ops, descendo de paraquedas. É, não tá fácil para ninguém, nem para o Homem de Aço. Algum plano maligno do Lex Luthor deu certo, pelo menos é o que acham os "fabricantes" dessa bootleg.



  Os pobres Joes não tem que se preocupar apenas com a organização Cobra, mas também com os inescrupulosos fabricantes de falsificados. Afinal, arrisco dizer que são as action figures mais pirateadas de todos os tempos. O que acharam desse Extreme Troop? O nosso querido comandante Cobra não só virou mocinho, mas também ganhou a nacionalidade brasileira, tendo nascido em Brasília (dentro do Senado?).















  Meu nome é Robocop Robert Cop! Nem a polícia escapa da pirataria. Robocop virou o policial Roberto, ou melhor Robert Cop, o defensor dos fracos e oprimidos no Havaí. Afinal, combater o crime na praia é muito mais cool.



  Os Caça-Fantasmas deveriam virar caçadores de piratas, garanto que teriam mais trabalho e poderiam combater quem criou essa linha "Spook Chasers". Os "Perseguidores de Espectro" eram mais descolados que os originais, o Egon dessa linha vinha com óculos escuros, tirando onda enquanto enfrentava o além.

Originais vs. Spookers



  









 Vários fabricantes de bootlegs até se esforçam para deixar suas "obras" parecidas com as originais. Isso é legal, pois muitos colecionadores jamais teriam dinheiro para comprar o item original, mas se contentariam com um bootleg bem feito. É o caso desse Transformer Headmasters, um bootleg decente e aparentemente muito bem produzido.

 


  






 O norte-americano The Major Black é um dos maiores fabricantes de bootlegs dos G.I Joes, também pudera, o homem detém os moldes "perdidos" das fábricas chinesas da Hasbro. No mínimo algum chinês cansou de fabricar bonecos 18 horas por dia, ganhando meio quilo de arroz em troca e se vingou da dona Hasbro, furtando alguns moldes vintages. Aproveitou também e ganhou uns trocos extras vendendo estes moldes no mercado negro. Voltando ao TMB, o cara é responsável por fabricar dezenas de Cobras de Aço, Cobra Soldier e outros, tudo praticamente idêntico ao original, fazendo a alegria dos colecionadores que desejam esses itens e não podem adquirir os originais.



  Alguém aqui já imaginou uma amálgama entre o Kamen Rider Black e o Superman? E ainda por cima com um toque vintage? Não, ninguém? É por que vocês não fazem parte do grupo de projetistas responsáveis pela "linha" (Ah! As aspas, mãe da ironia no mundo da escrita) Super Hero S. Robots. Ninguém poderia com um Superman que grita Henshin!



Os Super Sentai e os Power Rangers também tem sua extensa cota de bootlegs, e aqui a coisa fica pior ainda, pois é um tal de molde de Power Ranger virando Sentai e vice-versa. Também pudera, tanto Sentai, quanto seus primos norte-americanos, os Power Rangers, são idolatrados em vários países orientais, considerados os maiores "criadores" de bootlegs do mundo.

 











 Amigos, esses foram pequenos exemplos e curiosidades sobre o mundo dos bootlegs. Se formos nos estender sobre o assunto, teremos conversa para vários dias. Se alguém tiver mais alguma curiosidade sobre o tema, fique à vontade para compartilhar nos comentários.







3 comentários:

  1. Assim, sobre o dos Power Rangers, não tem nada de errado ali. O ranger branco é da serie japonesa Dairanger, ele foi adaptado para Mighty Morphin Power Rangers para substituir o ranger verde, já ele havia perdido os poderes. são aqueles bonecos ali junto do branco, assim como força animal no Japão é Gaoranger, não há nada de errado com esses dois.

    ResponderExcluir
  2. Sim, quanto a formação das equipes e nomes, nada de errado mesmo amigo. Os itens apenas foram lustrados aqui na matéria, por não serem oficiais, ou seja, foram fabricados por empresas de pirataria. Valeu pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Fala Teily Fábio, td bem contigo? Ó Kra esse pac Dai Rangers, admito q queria na minha coleção, olha como são bonitos nem se compara com as bugigangas sentais das imagens seguintes. Na época do boom de Power Rangers eles surgiram nos camelôs não juntos q nem na imagem e sim na unidade, e era somente o red ranger rs
    Ótima matéria tá d parabéns

    ResponderExcluir