AF: Esse é básico, significa action figure ou figura de ação, "bonequinho" no popular.
AFA: "Action Figure Authority", entidade norte-americana que avalia e dá nota à Action Figures (geralmente lacradas). Basicamente: se você tem aquele item que acha raríssimo e em boas condições, basta enviar para os caras, pagar um troco e receber de volta lacrado em uma embalagem transparente e já com as notas de avaliação. Dependendo da nota, o valor do item aumenta assustadoramente.
Blister: "Bolha" em português, é o nome dado ao plástico transparente, que normalmente envolve a figura de ação, deixando a mesma exposta na cartela.
Bootleg: O popular "piratão", fabricado com a finalidade de lucrar uns "trocos" em cima de franquias conhecidas. Geralmente são feitas cópias de action figures já existentes no mercado, quase sempre com algumas alterações. Também podem ser criadas peças com personagens não existentes na linha oficial ou mesmo peças fiéis aos já existentes e vendidas como originais (o terror dos novos colecionadores).
CCG: "Collectible Card Game", o popular jogo de cartas colecionáveis.
Comics ou HQs: São as nossas histórias em quadrinhos, ou "gibi", nome que ficou popular no Brasil, devido à uma famosa revista em quadrinhos lançada em 1939 e que levava o mesmo nome.
Custom: Quando se cria totalmente de forma caseira, uma action figure ou veículo. Ou quando se pega um item que já existe e o altera, melhorando alguma parte, pintando, remodelando. Também pode-se pegar um personagem existente e remodelar, transformando-o em um novo personagem.
Escala 1/7: Escala geralmente usada em estátuas ou figuras de dimensão mais "avantajada". Temos como exemplos: Estátuas da Kotobukyia.
Escala 3 3/4: Escala aproximada em polegadas (medida dos EUA), mais ou menos 9 cm. no Brasil. Temos como exemplos: os famosos G.I Joes e as figuras da Kenner.
Escala 12": Escala em polegadas. Também refere-se à escala 1/6, temos como exemplos: Os G.I Joes originais (anos 60 e 70), no Brasil, Falcon.
Fan Fiction: História em quadrinhos ou apenas texto escrito, contando uma história não oficial sobre personagem(s) já existentes. Algo escrito por fãs.
Loose: Nome dado à um item solto, ou seja, fora de sua embalagem ou caixa. Pode estar completo ou não.
MIB: "Mint in Box", para itens novos, ainda dentro da caixa.
MOC: "Mint on Card", nome dado ao item novo, ainda na embalagem ou cartela.
MOMC: "Mint on Mint Card", nome dado quando tanto figura, quanto embalagem, estão em perfeito estado de preservação. No popular: Tem que estar zerado!
MOTU: "Masters of the Universe", linha de action figures do He-man.
Peg Warmer: Nome dado aquelas action figures ou veículos que ninguém quer ou dá valor. Que ficam eternamente nas prateleiras, sendo vendidos por preço de banana para desencalhar. Curiosamente, em suas respectivas épocas, foram "peg warmer" nos anos 70, o Aquaman da Mego e nos anos 80, o Flash da linha Super Powers e o Kang da linha Secret Wars.
SDCC: "San Diego Comic Con", uma das maiores convenções nerds do mundo, realizada na cidade de San Diego, nos EUA (onde mais). Muitas action figures e comics são lançadas de forma exclusiva e em quantidade limitada dentro do evento.
TMNT: "Teenage Mutant Ninja Turtle", linha de action figures das Tartarugas Ninjas.
Variação: Alguma alteração na embalagem, no personagem ou nos acessórios, que o torna diferente do item previamente lançado.
Vintage: Termo geralmente usado para algum colecionável antigo ou clássico.
Wave: Lote, grupo, ou sub-divisão de uma determinada linha. Exemplo: Em 1982, a Hasbro lançou a primeira Wave dos G.I Joes, com 16 personagens (contando os que acompanhavam os veículos).
Bom amigos, o básico está ai. Se alguém quiser adicionar mais algum termo conhecido que tenha ficado de fora, sinta-se à vontade para contribuir nos comentários. Até a próxima!