Estamos iniciando 2014 e esse será um ano especial para o quarteto de quelônios mais amado de todos os tempos (pensando bem, deve ser o único, mas deixa pra lá). Tudo porque neste ano, as Tartarugas Ninjas irão comemorar 30 anos de existência. Isso parece pouco para a tartaruga do mundo real, um dos bichos com maior longevidade na face da Terra. Porém, se levarmos em conta que as Tartarugas Ninjas começaram de forma descompromissada nos quadrinhos underground, isso é bastante tempo. Para celebrar essa passagem, vamos juntos conhecer algumas curiosidades sobre as tartarugas adolescentes e seus encontros inusitados com outros heróis.
As Tartarugas Ninjas (Teenage Mutant Ninja Turtles) foram criadas em Maio de 1984, pela dupla Kevin Eastman e Peter Laird. De forma autoral, a dupla lançou as Tartarugas Ninjas em quadrinhos preto-e-branco. Com uma pegada um pouco mais violenta, Raphael, Leonardo, Michelangelo e donatello, desciam a lenha no vilão Destruidor e sua trupe de ninjas mais incompetentes da história (posteriormente superados, em termos de inutilidade pelos ninjas da série "American Ninja", estrelado por Michael Dudkoff).
Tartarugas badass |
A iniciativa foi muito bem recebida e alguns anos depois a dupla de criadores conseguiu emplacar as Tartarugas Ninjas em uma bem-sucedida série animada, que durou 9 anos (verdadeiro recorde para a época), e com ela uma extensa linha de action figures. Essa série tinha um tom bem diferente dos quadrinhos, pois as tartarugas eram mais cômicas e bem menos violentas. Os vilões do desenho também faziam sua parte, sendo mais atrapalhados que a dupla Patati e Patatá. Além do Destruidor e sua gangue do Pé, surgiram Krang e sua turma de mutantes.
Desenho dos anos 80 |
De lá para cá, as Tartarugas Ninjas nunca mais saíram da mídia e do imaginário dos fãs, ganhando três filmes e séries em live-action e computação gráfica, além de novas séries animadas, games para todos os consoles existentes, histórias em quadrinhos e todo tipo de merchandising que se possa imaginar.
Tartarugas no cinema |
Mas vamos ao que interessa, os encontros das tartarugas com outros heróis. As Tartarugas Ninjas tiveram sua origem nos quadrinhos, e é exatamente nesse meio onde estão registrados a maioria dos seus encontros. Talvez o mais famoso seja o crossover das tartarugas com um outro herói esverdeado, o Hulk Savage Dragon. Esse encontro ocorreu pelas mãos da editora Image, durante seu auge nos anos 90. Como curiosidade, essa união de forças aconteceu para divulgar o inusitado lançamento do quarteto ninja dentro da linha de action figures do herói Savage Dragon. A responsável pelo lançamento foi a Playmates e vou dizer que a qualidade dos Toys era bem ruim, tanto que das quatro tartarugas, apenas três foram lançadas, faltando o boneco do Leonardo, quem assinava a bagaça era o desenhista Jim Lee. Após esse encontro, a Image tentou uma série das Tartarugas Ninjas, que durou poucas edições, e que hoje nem é mais considerada parte do cânone dos personagens. Pela editora, também participaram da guerra dos heróis da Image contra os marcianos da franquia "Marte Ataca!". Ainda nos quadrinhos, as Tartarugas Ninjas também encontraram Cerebus, o personagem cult criado por Davi Sim; Flaming Carrot (sim, Cenoura Flamejante!!!) personagem criado por Bob Burden e já lançado por diversas editoras; Archie e sua turma (!!!); e Usagi Yogimbo, um coelho samurai criado por Stan Sakai. As Tartarugas Ninjas ainda fizeram aparições especiais nas histórias de outros personagens, como quando apareceram na revista do porco espinho Sonic, mascote da Sega. Atualmente a IDW é a editora responsável pelos quadrinhos dos quelônios ninjas e lançará no início de 2014 um mega crossover em que os agentes Mulder e Scully, da série "Arquivo X", irão investigar estranhos casos de aparições de robôs gigantes (Transformers), pessoas que voltam do mundo dos mortos buscando vingança (O Corvo), cientistas que caçam fantasmas (nem preciso falar quem né?!) e o estranho caso de quatro tartarugas e um rato, que falam, lutam e vivem nos esgotos de Nova York. Sim, Arquivo X e Tartarugas Ninjas, esse encontro promete.
Nas séries animadas e em live-action, as tartarugas também tiveram seus encontros curiosos. O mais notório sem dúvida nenhuma é com Usagi Yojimbo, um coelho samurai que tem seu universo e Hq próprios, mas que apesar disso já ajudou e foi ajudado pelas Tartarugas Ninjas, por diversas vezes. Os personagens já tiveram encontros nos quadrinhos (como citado anteriormente), e encontros na série animada dos anos 80 e também na série de 2003. Usagi inclusive ganhou action figures pela linha clássica das Tartarugas Ninjas. Casey Jones também é outro herói que vive ajudando (ou atrapalhando) as tartarugas nas mais diversas mídias. Esse personagem, porém, faz parte do mesmo universo das Tartarugas Ninjas, agindo como uma espécie de anti-herói. Na série live-action dos anos 90, as Tartarugas Ninjas tiveram o encontro que eu considero o mais doido de todos, a reunião com os Power Rangers (do espaço). Como todo encontro clássico de heróis, as tartarugas ninjas são enfeitiçadas pelos vilões dos Rangers e caem na porrada com os heróis coloridos, para no final unirem as forças contra os bad guys. Esse encontro ocorreu graças à Saban, empresa dona dos Power Rangers e responsável pela série live-action das Tartarugas Ninjas, que de tão ruim, durou apenas uma temporada. Afinal essa série foi responsável pela famigerada Vênus de Milu, irmã perdida do quarteto e que graças à Deus, nunca mais deu as caras. Como curiosidade, ainda podemos citar a participação do Michelangelo no especial "Cartoon All-Star to the Rescue", onde juntamente com vários personagens de desenhos dos anos 80, mostra para as crianças o quanto é ruim o consumo de drogas. Em 2009 tivemos um crossover das tartarugas ninjas dos anos 80, com as tartarugas ninjas da série de 2003 (!!!). O filme em animação "Turtles Forever", juntou as duas gerações de tartarugas e ainda colocou as Tartarugas Ninjas originais dos quadrinhos como tempero extra. Esse especial, que nenhum fã pode perder, foi produzido para comemorar os 25 anos dos heróis.
Nada de drogas crianças |
Cenas de Yojimbo em TMNT
Falando em action figures, as Tartarugas Ninjas também tem crossovers no mundo dos brinquedos. Além das (já citadas) participações na linha de AF do Savage Dragon e também da aparição do coelho samurai, as Tartarugas Ninjas sofreram um interessante amálgama com a série Star Trek. Quem também deu as caras na linha de action figures clássicas das tartarugas, foi o personagem Panda Khan, pertencente à Mirage Studios.
Indo onde nenhuma tartarugas jamais esteve! |
Yojimbo, Leonardo e Khan |
Usagi Yojimbo |
Nesses trinta anos de existência, as Tartarugas Ninjas tiveram muitas versões, que agradaram várias gerações. E pelo visto ainda tem muito potencial à oferecer, pois suas action figures antigas são bem requisitadas em sites de leilão virtual como o Ebay e o Mercado Livre. Atualmente as Tartarugas Ninjas tem uma série em computação gráfica, exibida pela Nickelodeon, e ao que parece vai muito bem, obrigado. Inclusive essa série tem rendido uma excelente linha de action figures. Em 2014 as Tartarugas Ninjas ganharão um novo filme live-action, produzido por Michael Bay, e que tem sido aguardado com um certo pé atrás pelos fãs. Acho que as Tartarugas Ninjas ainda agradarão muitas legiões de fãs e terão fôlego para mais 30 ou 60 anos, provando que a longevidade não é algo exclusivo das tartarugas da vida real. Ah! E não poderia encerrar esse post sem gritar um sonoro CAWABUNGA!!!