sábado, 4 de janeiro de 2014

Crítica: Livro Ex-Heróis

 

  Tudo que é demais enjoa. Quem já não ouviu essa frase? É um ditado muito antigo e verdadeiro, bom... quase verdadeiro, afinal, filmes de ação dos anos 80, action figures, zumbis e super-heróis, não se encaixam nesse dito popular. Foi pensando nisso que o escritor norte-americano Peter Clines, escreveu o livro "Ex-Heróis", ficção literária onde heróis e zumbis "convivem" no mesmo mundo. Querem saber se essa salada "nerdística" funcionou? Então, bóra descobrir...


  O livro é ambientado em uma Los Angeles tomada por um misterioso vírus, que transformou a grande maioria da população em zumbis ou ex (de ex-humanos), nome dado pelos sobreviventes da epidemia aos mortos, que agora caminham na terra com o único desejo de comer carne humana. Ok, já vimos isso em inúmeros filmes, livros e games, porém, aqui temos um diferencial, esse mundo também é povoado por super-heróis, que anteriormente protegiam o mundo de ameaças comuns e agora tem que defender os sobreviventes do holocausto zumbi. Durante as 340 páginas do livro, acompanhamos a luta dos heróis Might Dragon, Stealth, Gorgon e outros, para proteger a fortaleza "O Monte", moradia dos sobreviventes na cidade de Los Angeles. Além da batalha diária para sobreviver, buscar suprimentos e ainda ser um símbolo heroico de esperança para os poucos e desacreditados sobreviventes, os heróis ainda tem que enfrentar forças misteriosas ainda mais letais que os ex.

Promo - Ex-Heróis (Stealth) 

  Peter Clines é um cara que merece meu respeito, afinal arriscou muito ao colocar super-heróis e zumbis dentro de uma mesma história. Esses dois temas já estão no imaginário popular à décadas, e por isso mesmo é difícil de aparecer algo original ou que surpreenda. Mas como eu disse lá no começo, apesar de serem gêneros quase esgotados criativamente, adoramos zumbis e super-heróis e por isso não enjoamos nunca. Quando eu vi o livro "Ex-heróis" à venda, não resisti e comprei na hora, e vou dizer, o homem acertou em cheio na história. Apesar dos heróis Might Dragon, Stealth, Zzzap, Gorgon e os demais, não terem nada de tão original nos seus poderes, acabam sendo únicos pela história que nos é contada pelo autor. Utilizando a técnica de revezar entre passado e presente, Peter Clines nos faz conhecer a história de vida dos heróis, enquanto acompanhamos sua luta nos dias atuais. Isso faz com que o leitor comece a se preocupar com o bem-estar dos personagens, aumentando a imersão na história enquanto os capítulos vão passando. Ponto para o autor, conseguir esse tipo de proximidade em uma história de heróis e zumbis é algo que muitos diretores de cinema e escritores de quadrinhos tentam e fracassam.


  O livro foi trazido ao Brasil, graças à uma parceria entre a editora Novo Século e o site Omelete e com um ótimo acabamento, não fica devendo em nada para a versão original. Lembram que eu falei que nem tudo que é demais enjoa? Pelo visto não sou o único a pensar dessa forma, pois o escritor Peter Clines já lançou mais dois volumes da série nos Estados Unidos, sendo eles: Ex-Patriots e Ex- Communication. Agora em Janeiro, Peter Clines lança o quarto volume intitulado Ex-Purgatory , além disso o autor já trabalha no quinto volume. A boa notícia é que o segundo e terceiro volumes já tiveram seu lançamento confirmado no Brasil, para o primeiro e segundo semestre desse ano, respectivamente. Parece que o universo de Might Dragon e cia. tem muita história pra contar. 


  Como fã dos gêneros zumbi e super-herói e principalmente como apreciador de uma história bem contada, só posso dizer que esse livro é recomendadíssimo e imperdível para que gosta de batalhas épicas, reviravoltas e muito suspense. Aliás, cabe dizer que em tempos de Crepúsculo e tantas outras obras de gosto duvidoso sendo adaptadas para o cinema, a saga Ex também merecia seu lugar ao sol.







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário