terça-feira, 26 de novembro de 2013

Crítica: Livro Changeman, Jaspion, Jiraiya & Cia.



  

Sou um colecionador e fã bem eclético, coleciono livros, filmes, séries, HQs, além de Action Figures, claro. E sou fã de quase tudo que é "cool" no mundo do entretenimento. Gosto de Tokusatsus, Hqs da Marvel e DC Comics, séries como Arrow, The Walking Dead, Game of Thrones, Breaking Bad e por aí vai. Enfim. Sei que no Brasil, de tudo isso que citei, hoje em dia o gênero mais "carente" de material para fãs é com toda certeza o Tokusatsu. Imaginem a minha surpresa ao me deparar com a
existência do livro "Changeman, Jaspion, Jiraiya & Cia." escrito pelo autor João Lobato. Comprei na hora e não demorei para começar a ler.

  O livro tem como enfoque as três séries mais icônicas do gênero que passaram oficialmente no Brasil, através da saudosa Rede Manchete, Estamos falando de Changeman, Jaspion e Jiraiya, não por acaso título do livro. O autor retrata não só a trajetória das séries quando aqui exibidas, como traz diversas curiosidades sobre episódios específicos e personagens. Conta também como foi a chegada do gênero no Brasil, seu início tímido que logo virou um sucesso avassalador, chegando ao final do ciclo com extinção da exibição das séries por causa da saturação dos mais diversos heróis passando ao mesmo tempo na tv, culpa do mau planejamento das emissoras. 


  O livro nos traz ainda as características e peculiaridades de cada segmento do Tokusatsu, reservando capítulos específicos para os Super Sentai e para os Metal Heroes, trazendo pequenos resumos de todas as séries de ambos. Minha única ressalva aqui é o fato de o autor ter dado muito pouca atenção aos Kamen Riders, também muito importantes para a geração Manchete, deixando os mesmos misturados com a família Ultra e outros heróis como Patrine  e os Cybercops. Existem também capítulos reservados para mitologia e simbologia de cores, afinal quem nunca teve curiosidade de saber por que o vermelho é sempre o líder? 
O livro ainda nos brinda com entrevistas de Matt Mullins, o Len de Masked Rider: Dragon Knight e Hiroo Minami, dublê de diversos personagens em Power Rangers.


Changeman, sucesso na era Manchete

  Achei o livro muito bom, principalmente tendo em vista a escassez de material impresso sobre o tema no Brasil. O autor João Lobato nos apresenta uma leitura agradável, com pitadas de bom humor. Um livro interessante para todos os públicos, sejam aqueles que apenas curtiram as séries quando exibidas na tv, seja o público mais hardcore, onde este que vos escreve se inclui. Para este último grupo faltou talvez algumas curiosidades novas, talvez sobre os bastidores das séries no Japão. Acredito também que entrevistas com atores japoneses seriam melhor para compor o livro. Entrevistar atores americanos destoou um pouco da temática do livro. Apesar de sentir falta de uma enciclopédia de verdade para os fãs brasileiros, reverencio o autor pela iniciativa e recomendo o livro para todos os amantes do gênero.

Action Figures dos Changeman, Jaspion e Jiraiya lançados no Brasil e no Japão.

Jaspion da Glasslite

Jaspion Deluxe da Medicom

"FlashMoto" Jiraiya - Glasslite

Kit Changeman - Brasil

Jiraiya - Custom

Kit Changeman - Japão

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário