domingo, 1 de dezembro de 2013

Crítica: Filme Nimpuu Sentai Hurricanger 10 Years After



  Amigos, vamos com mais uma crítica, dessa vez, sobre o filme Nimpuu Sentai Hurricanger: 10 Years After. O filme, como o próprio nome já entrega, nos mostra a nova reunião, dez anos depois, da segunda equipe de ninjas sentai (Kakuranger foi a primeira). O encontro comemorativo, produzido pela Sentai, especialmente para o V-Cinema (Bui Shinema ou Direct-to-Video da Toei), teve seu lançamento em Agosto de 2013. Contando com o retorno de todos os heróis principais
e também coadjuvantes, o filme teve boa aceitação entre os fãs japoneses e por consequência, boas vendas. Graças aos, sempre eficientes, Fansubbers brasileiros, assisti ao filme recentemente e deixo aqui minha impressões.



 O filme tem início, mostrando uma série de atentados terroristas contra diversas escolas ninja. Nanami, a Hurricane Blue e Kouta, o Hurricane Yellow, aparecem sobrevoando os  céus de Tóquio (onde mais) buscando indícios de novos ataques. Surge então, um misterioso personagem, nos telhados da cidade. Vamos chamá-lo de Hurricane Black - já que não teve um nome oficial no filme - o ninja negro carrega um detonador, e podemos notar que seu plano é explodir um prédio, provavelmente uma sede ninja, porém, ao apertar o botão, nada acontece. Nesse momento aparecem, Blue e Yellow, avisando que o plano do ninja tinha falhado, pois a bomba já tinha sido desarmada. Inicia então uma luta no terraço e logo Hurricane Black revela ser Yousuke, o Hurricane Red. Ainda surpresos, Nanami e Kouta, são avisados por Yousuke, que sua luta 10 anos atrás foi um erro. Inicia assim o especial de 10 anos dos Hurricanger.



 Vai nos sendo mostrado como está a vida dos ninjas, 10 anos após a batalha final com a organização Jakanja. Nanami, segue com sua carreira de atriz/cantora. Kouta tornou-se pai de família, sendo atormentado por não contar para sua esposa e filhos, sua segunda vida como herói. Yousuke, aparentemente rodou o mundo ajudando pessoas necessitadas. O engraçado vem agora, os irmãos Gouraiger, Ikkou e Isshuu, continuam juntos. Ikkou faz parte de um grupo musical estilo Menudos (no sentido de ser velho), chamado JUNretsu, cuja música é tão grudenta, quanto piegas (tô até agora com ela na cabeça). E Isshuu virou um mulherengo de marca maior, e aparece no filme sendo convidado pelo irmão para entrar para o grupo. 



  O inimigo da vez é um renegado do grupo Jakanja, chamado Bat Zeh Rumba, e que tem um modo de se apresentar tão estranho quanto seu nome. Além disso, retornam, Furabiijou e Windenu, e posso dizer que ambas continuam... demoníacas. 


 A trama toda desenrola em torno de uma misteriosa criança, surgida após a última batalha dos ninjas. O monstro Bat Zeh Rumba, ao longo do filme, tenta roubar as medalhas dos transformadores dos Hurricanger, sendo auxiliado por Furabiijou e Windenu. Com as todas as medalhas reunidas e a misteriosa criança, pretendem colocar seu plano maligno em andamento (não falarei qual, para não estragar surpresas).


 O filme tem aproximadamente 01 hora de duração, e durante todo o tempo vemos diversas lutas muito bem coreografadas. Destaque para a luta final, com direito a Roll Call e demonstrações individuais de técnicas ninja (algumas nem tão ninjas assim). Destaque para o misterioso garoto, como luta! Uma parte bem divertida aliás, é a narração da luta, pelas vilãs Furabiijou e Windenu, sempre torcendo pelos dançantes Magerappa. Temos também, o retorno de Mugensai e Oboro, inclusive, com uma surpresa nostálgica ao final, simplesmente impagável.



 Vamos falar dos erros e acertos. Não que seja um erro, mas o alter-ego do Shurikenger, me decepcionou. Quem conhece a série, sabe que o Shurikenger teve várias identidades, e todas elas foram interpretadas por atores que foram sentais no passado. Entre o mais ilustre deles, podemos citar Kenji Ohba, o Denzi Blue, Battle Kenya e Gavan. Não tivemos lutas com robôs. Outra coisa, não tive certeza se o filme foi colocado antes ou depois do encontro dos Hurricanger com os Gokaiger, se foi antes da grande batalha dos sentais, tudo bem. Pois no filme parece que faz 10 anos que o quinteto não luta junto. O tempo de duração também poderia ter sido maior, para aprofundar mais no espaço de 10 anos entre a série e o filme. Sei que os filmes para V-Cinema tem essa duração, então tudo bem.


 Se o filme teve poucos erros, na parte de acertos, foram muitos. Nostalgia e diversão na medida certa. Como já falei, lutas criativas e bem coreografadas. Vários Flashbacks para situar novos fãs, porém sem deixar o filme com cara de Gaoranger vs Super Sentai (quem viu sabe do que estou falando). Todos os atores estão muito bem em seus papéis, até o cabelo do Kouta melhorou, rsrsrs. Uma boa história, bem longe de certas couxas de retalho que foram outros filmes recentes. Enfim, um filme que recomendo para todos os fãs de Sentai e Tokusatsu em geral. Em tempo, tomara que a Toei tome gosto pela coisa e traga outros sentais do passado de volta. Recentemente tivemos a reunião dos Bioman e um evento para fãs. Os Dairanger também estão por ai, loucos para voltar. Vamos aguardar novas iniciativas da Toei.

Hurricanger e as Action Figures

Figuarts Hurricanger


Figuarts em exposição

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário