domingo, 8 de dezembro de 2013

Entrevista com o colecionador Jorge dos Anjos


 

Se você, caro amigo, em um sábado qualquer, estiver pelo Rio de Janeiro, dê um pulo até uma feirinha que leva o nome da praça em que está localizada, a Feira de Antiguidades da Praça XV, também conhecida como mercado de pulgas. Inúmeras pessoas vão até lá para comprar e vender itens colecionáveis e antiguidades
, ou simplesmente para bater um papo com os amigos e apreciar o movimento. É provável que você encontre lá colecionadores dos mais variados gostos, entre eles admiradores de brinquedos antigos. Colecionadores como o Jorge Luiz dos Anjos, um cara boa praça, querido pelos amigos e conhecidos. Funcionário público, pai de família, que leva a arte de colecionar muito a sério. Jorge é figura conhecida nos encontros de colecionadores e também nos grupos de internet, voltados ao tema. E hoje, em um bate-papo muito legal, conheceremos mais um pouco sobre um dos maiores e mais gentis colecionadores de action figures do Brasil. Vem com a gente!


Feira de Antiguidades da Praça XV - RJ
Olá Jorge, fale um pouco sobre você, como foi seu primeiro contato com o colecionismo?
 - Meio difícil falar sobre mim ... vou apenas dizer que sou um "loucolecionador". Lembro que meu primeiro contato com o colecionismo foi entre 6 e 7 anos de idade. Lembro de pedir para o meu pai, toda noite antes de dormir, que deixasse uns trocados, para que na parte da manhã eu pudesse comprar figurinhas. Sim, os álbuns de figurinhas foram meu início na arte de colecionar.


 Toda coleção tem um "marco zero", aquele momento em que os colecionadores percebem que são diferentes dos amigos, que talvez até admirem, mas jamais iniciariam uma coleção. Quando você percebeu que estava se tornando um colecionador?
 Meu marco zero??? Nossa, sei lá, de repente eu me vi comprando gibis compulsivamente (com uns 10 anos) e me dei conta de que aquilo era colecionar...e a cada nova aquisição eu festejava e vibrava feito doido. Isso pra mim era mais importante que a vida normal de criança. Somente brincar e ler e depois me desfazer, não dava. Percebi um apego, só que eu nunca amontoei gibis. Eles sempre foram muito bem guardados e alguns ainda tem o aspecto de novos, mesmo 35 anos depois de adquiridos. Já com brinquedos era diferente. Tinha vergonha de tê-los, de dizer que queria brinquedos, então a partir dos 12 anos de idade, eu me afastei deles, como qualquer criança faria. Mas jamais saíram da minha mente. Outra coisa, mesmo na minha infância, já sentia falta de um brinquedo diferente, pois sempre que eu brincava via a necessidade de uma escala entre os bonecos e os “carros”.  Aquela discrepância entre as medidas me incomodava. Até que um dia eu vi o comercial dos Comandos em Ação. Vi os bonecos em perfeita sintonia de tamanho com seus veículos. Desse dia em diante, não consegui mais controlar essa minha paixão. Dentro de mim, crescia uma vontade absurda de ter aqueles “carrinhos” e seus bonecos e eles tinham um apelo emocional enorme, pois eram os mini colecionadores de aventura. O Falcon tinha encolhido e eu agora podia ter vários em minhas mãos. Na minha mente, ainda pré adolescente, isso beirava a loucura... sem explicação.


 O que você coleciona e qual o tamanho aproximado da sua coleção?
 Eu coleciono basicamente action figures TV Theme, desenhos dos anos 80. Eu não sei o tamanho da minha coleção ao certo. Toda vez que tento contar, acho que tenho muito menos do que gostaria e isso faz com que saia comprando mais e mais. Por isso, para mim é economicamente contra-indicado contar meus brinquedos, rsrsrs, sorry!


  Eu sei que é difícil responder isso, mas qual o item preferido da sua coleção e a sua "moeda número 1" do Tio Patinhas? E qual item você não tem e busca, seu "Santo Graal"?
 Um preferido... o Lança-Chamas (Comandos em Ação/Estrela) e a moeda do Tio Patinhas... o Raio Laser (Comandos em Ação/Estrela). Para mim não existe um ”santo graal”, pois considero todo item valioso. Porém, é óbvio que quanto mais antigo, mais me interessa. Eu gosto de repetir os itens (dois, três, quatro...vários itens). Praticamente todos os itens são meus alvos, desde que vintage.


Raio Laser - Estrela
Lança-Chamas - Estrela

 Vamos voltar um pouco no tempo. Eu sei que você é fã dos G.I Joe/Comandos em Ação, conte um pouco sobre sua história com essa tão querida franquia.
 Bom, como já disse antes, eu conheci os Comandos pelos comerciais e o que me fez comprar foi o fato de serem mini-falcons. Na época, toda a história dos G.I Joes, que hoje é muito difundida, não era conhecida,  principalmente por uma criança. Tudo que importava para mim, era o fato deles poderem “entrar" nos veículos, e ainda por cima,  se "mexiam" (eram articulados). Então, tomei coragem, fui a uma loja Magal (Catchin!), no centro de Bangu. Peguei o Raio Laser e pronto, o bichinho das action figures tinha me contaminado! Então, passou um tempo até eu conhecer minha esposa, que ao ver os meus brinquedos, adorou e desde então, sempre me deu força para continuar a coleção. É engraçado lembrar disso hoje, mas, meus Natais, aniversários e até, dia das crianças, eram presenteados com Comandos em ação. Claro que com uma condição humilde, iniciando uma vida a dois, eu não tinha grana para financiar tudo que existia de comandos em Ação. Então, essas datas eram fundamentais para que eu conseguisse itens da coleção. E nisso, eu já estava com aproximadamente 20 anos. Ou seja, os Comandos em Ação sempre fizeram parte da minha vida de casado, foram meus primeiros “filhos”.


 Quantos itens você compra em média por mês? Tem um limite que você mesmo impõe?
 Essa pergunta é indiscreta, rsrsrs. Não sei bem, vai da "grana" e do que aparece, se for um item caro, vai ficar no 1x0. Porém, se os valores forem menores, rola até goleada.


 Quais os itens de sua coleção que deram mais trabalho para conseguir?
 Sem medo de errar, o Guarda Costeira, Tigre Caça-Bombardeiro, Tigre-Helicóptero e o Naja Hidro-helicóptero, todos da linha Comandos em Ação... foi difícil!















 Como você organiza e guarda sua coleção? Tem alguma dica para os colecionadores que estão iniciando e também para os colegas mais antigos?
 Minha coleção não é muito organizada, apenas a forma de guardar que é. Tento  construir uma “aparência”  de loja, eu gosto. Dica? Se você é colecionador não precisa de dica, porque o seu instinto dirá o que fazer. Mas lembre-se que colecionar, não é ter o que outros tem, colecionar, é ter o que gostamos, o que nos fascina e que nos faz ficar horas admirando... Colecionar, é guardar pedacinhos do “tempo”, da história, das nossas histórias. E para isso, não precisamos ter uma coleção enorme, apenas o suficiente pra lembrar. Porém,  conforme os anos passam, temos mais e mais lembranças. Mas isso, o tempo se encarrega de fazer, portanto não corra!


 O que a sua família e amigos, acham do seu hobby de colecionar e da sua coleção?
 Minha família, depois de Deus, é o meu combustível. Eu já comentei sobre a minha esposa. Já tinha falado da força que ela me dá. E tem meus filhos, que apesar de não terem o mesmo gosto pelo colecionismo, estão sempre me apoiando. Os amigos que tem a oportunidade de ver a minha coleção, normalmente ficam fascinados e claro me incentivam também.

Os legados de Jorge

 Todos sabemos que no Brasil o hobby de colecionar Action Figures (e qualquer outra coisa) é uma tarefa espartana. Os preços são exorbitantes, nossos correios e Receita Federal são instáveis e muitas pessoas são preconceituosas quanto ao ato de colecionar. O que é preciso para não desanimar? O contato com outros colecionadores é importante?
 Acho que todos, em algum momento, se perguntam do por que continuar? Nossa! É tudo  tão difícil, caro e ainda existem os mal-intencionados, que querem se aproveitar da ingenuidade que existe nos colecionadores em geral. Eu já me perguntei, por que parar??? Por que desistir se é isso que me move? Colecionar é a resposta!!! Não curto jóias, não curto carrões, não curto luxos, só brinquedos! Enfim, porque parar, se minha história está relacionada ao colecionismo. Quando chego em casa, depois de um dia de trabalho, vendo tudo de ruim que existe nesse mundo cão e entro no meu mundo (meu quartinho de brinquedos), todas as dúvidas se dissipam. Eu sou um colecionador feliz com o que faz e com o que tem. Quanto aos preconceituosos, não me incomodo com eles. Na verdade são pessoas infelizes, que não assumem que gostam de brinquedos ou de qualquer outra coisa que não pareça normal, como se isso fosse um crime. Mas isso é de cada um. Logo, o contato com outros colecionadores é importante, principalmente, se você ainda não tem certeza do que quer colecionar. Isso não é algo com tempo determinado, você coleciona como respira (se torna essencial) e como tudo na vida, precisa ter coragem e disposição.


 Jorge, deixe um recado para para os leitores do Coleção em Ação e demais colecionadores de Action Figures, do Brasil.
 Seja feliz!!! Viva feliz, esteja feliz!!! Colecione!!!


Jorge e parte de sua coleção
Então é isso amigos, espero que tenham gostado da história e das dicas desse que é um dos mais queridos e respeitados colecionadores do Brasil. Até a próxima e fiquem com mais algumas imagens da magnífica coleção de Jorge Anjos!


Coleção Super Powers

Coleção Rambo e a Força da Liberdade

Coleções Marvel e He-Man

Coleção Thundercats

Coleção Marvel Legends


Coleção Ghostbusters

Coleção Centurions


Jorge e outros colecionadores







9 comentários:

  1. Ótima entrevista.

    Abraços,

    Kleiton
    (http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro esse cara é 10. Bela entrevista, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo ótimo trabalho !!! Coleção em Ação já me conquistou !!! E ao Jorge, parabéns meu chefe !!!! ele vai entender rsrsrsrsrsrs.......

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem pai(pois é ^^)!!! \o/ Ainda quero ter uma coleção tão daora quanto a sua, só eu começar a trabalhar que ce vai ver hahaha

    ResponderExcluir
  5. Fantástica sou coleção, meus filhos ficariam loucos com ela.

    ResponderExcluir
  6. Remeti a minha infância vendo tantos brinquedos que eu tive!.
    Parabéns ao site e ao colecionador Jorge.
    Quem sabe um dia a gente se esbarra na Praça XV.

    ResponderExcluir
  7. Grande colecionador, maior ainda como pessoa! Parabéns pela coleção, Jorge! Abraços do Mario Magjoes de São Bernardo SP

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela Coleção Jorge, eu tive alguns da coleção do Rambo na minha infância+ infelizmente perdi, vc além de Colecionar também ( VENDE) Jorge? Parabéns pela Matéria!!!!

    ResponderExcluir