quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Glasslite e os Heróis da TV - Parte 2



  Estamos de volta com a segunda parte da matéria sobre a Glasslite e a coleção Heróis da TV. Já leu a primeira parte? Não? Então vai lá que o tio espera (Glasslite e os Heróis da TV - Primeira parte). Beleza, agora que já leu, podemos continuar. Como visto no primeiro post, a Glasslite picareta criativa como sempre, uniu várias séries norte-americanas em uma mesma coleção. Tudo isso para poder fazer frente à Estrela e sua fantástica coleção dos Comandos em Ação. Mas antes de nos aventurarmos novamente pelo passado, farei aqui o papel de advogado do Diabo. Analisando os File Cards das duas coleções brasileiras, e olhando suas contrapartes originais, podemos notar uma coerência muito maior nas informações da linha Heróis da TV, do que nos Comandos em Ação (apesar de hoje em dia isso ter seu charme). Tem dúvidas pequeno(a) Padawan? Então acompanhe comigo:



Piegas, porém coerente

Er... Tá bom então!


 Bom, dito isto, continuemos nossa jornada aos anos 80. Nesse post falaremos das séries: Duro na Queda, Trovão Azul e Águia de Aço, e também sobre as linhas de brinquedos que todos esses seriados ganharam durante seu auge.

Duro na Queda

  Duro na Queda, The Fall Guy no original, foi uma série norte-americana, produzida entre 1981 e 1986. Teve 123 episódios, num total de 5 temporadas. Foi exibida com sucesso pela Rede Globo. A série narrava as aventuras do dublê e caçador de recompensas, Colt Seavers, interpretado por Lee Majors, o Homem de Seis Milhões de Dólares.


  A série mostrava o dia-a-dia do dublê Colt Seavers e seu primo e parceiro, Howard Munson (Douglas Barr). Os dois eram dublês, mas faziam uns "bicos" de caçadores de recompensa. Nessa parte eram sempre auxiliados pela gatíssima Jody Banks (Heather Thomas), que passava os serviços para a dupla. Os serviços quase sempre eram para capturar fugitivos da justiça (o trabalho de caçador de recompensa realmente existe nos EUA), mas as vezes se metiam em outras encrencas, como proteger testemunhas, encrencas com a máfia, entre outros. Tudo isso sem esquecer o trabalho que tinham como dublês, o que quase sempre era dolorido. Colt Seavers era um sujeito carismático, porém o verdadeiro astro da série era a Pick Up GMC K-2500, com sua cor dourada, suas rodas gigantes e a águia no capô. Era sempre vista voando de um lado para o outro, enquanto os heróis fugiam (ou corriam atrás) de encrenca. A série sempre mesclava ação e comédia.




  A série carregava algumas curiosidades. Lembra da musiquinha country da abertura? Foi um sucesso na época e era cantada pelo próprio Lee Majors. A série foi inspirada no filme Hopper, estrelado por Burt Reynolds, astro dos filmes "Agarre-me se Puderes" e bam-bam-bam da época. Inclusive, o papel original seria de Burt Reynolds, porém acabou ficando com Lee Majors. Como Colt Seavers era dublê na série, os profutores aproveitaram para "brincar" com isso, Colt vivia encontrando astros da época, como Farrah Fawcet (sua esposa), Tom Selleck e outros. Em certo episódio, Colt fazendo as vezes de dublê, levou um soco do Hulk de Lou Ferrigno, é meus amigos, os crossovers já existiam naquela época. Outro fato legal, é que constantemente citavam a série O Homem de 6 Milhões de Dólares, dando a entender que Colt tinha participado como dublê. Apesar de ter feito grande sucesso, a série ainda não foi lançada em DVD no Brasil. Recentemente boatos indicavam um remake para os cinemas, tendo The Rock no papel de Colt Seavers.

Duro na Queda - Abertura

  Como a série era um sucesso, a Glasslite tratou logo de conseguir os direitos sobre a marca. Não demorou e as lojas foram inundadas pelos mais diversos brinquedos, sempre levando o logotipo Duro na Queda. Tinha de tudo, Jeep, carro (inclusive de polícia), helicóptero, moto e tudo mais que pudermos imaginar, inclusive diversos modelos de caminhonetes. Mas por ironia, ou descaso mesmo, não tivemos um brinquedo da verdadeira caminhonete do seriado. Como em todas as outras linhas, os bonecos de Colt e Howard só podiam ser adquiridos comprando os veículos. Porém com o lançamento da linha Heróis da TV isso mudou. Vinham com tudo como manda o figurino, inclusive equipamentos que nunca usaram na TV. As cartelas, apesar de serem clones, eram muito legais e chamativas. Nos EUA a série também fez sucesso, por isso Colt e companhia ganharam diversos toys, muito mais fiéis a série do que a versão brasileira.

Catálogo Glasslite










A linha nacional tinha tudo, menos a Pick Up da série
Itens norte-americanos

                                   


                                                  

Trovão Azul

  Trovão Azul, Blue Thunder no original, foi uma série norte-americana, produzida em 1983 e exibida em 1984. Contou com apenas uma temporada, tendo 11 episódios com 01 hora de duração. Foi exibida pela Rede Globo, primeiramente nos domingos e depois na Sessão Aventura, nos finais de tarde. A série era protagonizada pelo saudoso James Farentino, interpretando o piloto-policial Frank Chaney. Seu parceiro era Clinton Wonderlove, interpretado pelo "Quanto Mais Idiota Melhor" Dana Carvey. Ambos pilotavam o poderoso helicóptero Trovão Azul.

Equipe Blue Thunder

  Trovão Azul surgiu primeiramente em uma longa-metragem de 1983, estrelado pelo também saudoso Roy Scheider. No filme, Scheider interpretava o Tenente Frank Murphy, veterano da guerra do Vietnã e experiente piloto de helicópteros. O projeto Trovão Azul é colocado em prática, e um helicóptero, protótipo militar desenvolvido para combate, é adaptado para uso policial.  Tudo vai muito bem, até que um antigo rival, interpretado por Malcolm McDowell, surge e coloca Murphy em um uma trama de assassinato e intrigas políticas (nossa, falando assim parece chamada do SuperCine). No meio da treta, o parceiro e co-piloto de Frank Murphy é assassinado (tá vendo, parceiro sempre se lasca!). No clímax do filme temos uma batalha de helicópteros nos céus de Los Angeles, onde inclusive um looping é executado pelo Trovão Azul. O filme fez sucesso e rendeu uma série de TV com outros atores e outros personagens. O piloto agora era o Tenente Frank Chaney (criativo!), e seu co-piloto era Clinton Wonderlove (!!!). A série mostrava a unidade especial Trovão Azul, que auxiliava a polícia de Los Angeles nas mais diversas missões.



  Trovão Azul também cultivou suas curiosidades, entre elas: A série fez sucesso quando exibida no Brasil, porém nos EUA a coisa foi diferente, além de ser relativamente cara, não conseguiu fazer frente ao sucesso da série Águia de Fogo, que estreou no mesmo ano e mesmo mês, na terra do Tio Sam. Entre os personagens coadjuvantes, tinha destaque Lyman Kelsey, interpretado pelo saudoso Bubba Smith, mais conhecido como Sgt. HighTower da série de filmes Loucademia de Polícia. O helicóptero Trovão Azul foi montado a partir de um Aérospatiale Gazelle, helicóptero de fabricação Anglo-francesa. Como esse helicóptero não foi projetado para carregar o tanto de peças extras que adicionaram para transformá-lo no Trovão Azul, eram usadas miniaturas nas cenas "mais ágeis", pois o verdadeiro mal conseguia voar. Trovão Azul fez uma participação especial no 1º episódio da série Profissão Perigo. Os "restos mortais" do Trovão Azul podem ser vistos nos estúdios MGM.



Trovão Azul - Abertura

  Trovão Azul, apesar de seu curto período de existência, teve sua linha de toys nos EUA. Afinal, qual criança não ia querer ter um helicóptero estiloso para brincar. Porém, foi novamente ela, a Glasslite, quem mais fez brinquedos derivados da série Trovão Azul. Novamente tudo levava o selo Trovão Azul, caminhões, carros, caminhonetes, etc. Porém, desta vez temos que dar o braço à torcer, a Glasslite produziu um helicóptero bem próximo da versão da série. Quando chegou a hora de ganhar um lugar entre a coleção Heróis da TV, o escolhido foi Frank Chaney, ganhando inclusive duas versões, uma com capacete e outra sem. Chaney também foi premiado com uma cartela exclusiva, muito bonita por sinal.


Catálogo Glasslite

File Card





Trovão Azul - Glasslite
Blue Thunder - DX Collection - Japão

Águia de Fogo

  Águia de Fogo, Airwolf no original, foi uma série norte-americana, exibida entre 1984 e 1987. Teve as 3 primeiras temporadas exibidas pela Rede Globo, e a 4ª e última temporada exibida pela Rede Record. O protagonista da série era Stringfellow Hawke, interpretado por Jan-Michael Vincent. O co-piloto e mecânico, era seu amigo Dominic Santini, interpretado pelo eterno Ernest Borgnine. Os dois eram os pilotos do futurístico helicóptero Águia de Fogo.


  Na história, Stringfellow Hawke, é um veterano da guerra do Vietnã e ex-piloto de helicópteros (acho que todo mundo era isso nessa época), que vive recluso em sua cabana no meio do nada. Isso até o misterioso Arcanjo, vivido por Alex Cord, chefe de uma divisão especial da C.I.A, chamada "A Firma", requisitar os serviços de Hawk para recuperar o helicóptero Águia de Fogo, um protótipo secreto da C.I.A, desaparecido na Síria após alguns testes. Em troca, o governo promete encontrar o irmão de Hawke, desaparecido em combate no Vietnã. Para essa missão, Hawk conta com ajuda de seu amigo Dominic. Os dois vão até a Síria, o pau pega e conseguem resgatar o helicóptero. Porém ao voltar, descobrem que o negócio era mais embaixo e que alguns segmentos do governo tinham planos obscuros para o potente helicóptero e pior, não tinham encontrado e resgatado seu irmão. Os dois ficam com o  helicóptero Águia de Fogo, utilizando-o para ajudar os fracos e oprimidos, sendo sempre perseguidos pelo governo e outros grupos mal-intencionados. Os dois tinham como apoio, o Arcanjo, uma espécie de Nick Fury refinado, sua agência A firma e também Caitlin, terceiro membro da equipe, que os ajuda em terra e eventualmente como piloto. 



  A série durou 3 temporadas com o elenco original, porém devido aos problemas de Jan-Michael Vincent com bebidas e drogas, a série foi cancelada no seu auge. Segundo dizem, o estado de Jan-Michael Vincent era tão deplorável, que perto do final da 3ª temporada, o ator chegava de cadeiras de roda no set de filmagens. No ano seguinte, o canal USA ressuscitou a série com um novo elenco, porém contando como 4ª temporada. Para tanto utilizaram a mesma cronologia. Em uma verdadeira atitude de jegue, mataram Hawke e Dominic (dois dublês, os atores já estavam em outra) no primeiro episódio e trouxeram uma sobrinha de Dominic e também John, o irmão desaparecido de Sringfellow Hawke, que passa a ser o piloto principal. Juntamente com uma nova equipe, continuam o legado da Águia de Aço. Óbvio que não deu certo e ficou só nessa temporada. Águia de Fogo foi modelado em cima do helicóptero Bell 222.


Águia de Fogo - Abertura

  Águia de Fogo ganhou diversos toys, games e quadrinhos nos Estados Unidos e também no Japão. Porém, os brinquedos eram quase todos focados no próprio helicóptero. Mas no Brasil não, no Brasil tínhamos a grande Glasslite, que se não trouxe um Águia de Aço fiel ao seriado, compensou isso com diversos modelos de helicópteros, um inclusive era bem parecido com o modelo da TV. Águia de Aço também teve seu nome estampado em Jeeps (muito parecidos com os Vamp's G.I Joes) e também carros. E como não poderia deixar de ser, posteriormente Stringfellow entrou para o seleto grupo Heróis da TV. Dominic não ganhou sua versão blister, ficando apenas nos kits com veículos. Em compensação, Stringfellow Hawke ganhou três versões (que variavam na cor do macacão e com e sem capacete). Quem não deve ter gostado muito dessa companhia no time, foi Frank Cheney, já que na disputa entre Trovão Azul e Águia de Aço, quem levou a pior foi Cheney. 


Catálogo Glasslite





Águia de Fogo - Glasslite
Airwolf - Walker

Airwolf - DX Collection
Não perca em breve, a terceira e última parte da saga dos Heróis da TV, até lá!

7 comentários:

  1. Curiosidade adicional. No longa metragem do Trovão Azul, Lymangood (o parceiro do Frank que é assassinado) é interpretado pelo Daniel Stern, que por estes lados deve ser mais conhecido como o Marv de "Esqueceram de Mim".

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que saudades do meu Aguia de fogo na caixa completo, jipe, heli, e boneco....

    ResponderExcluir
  4. procuro esse jeep vermelho do águia de fogo. wanslaymcavalcante@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Estou vendendo a Lamborghini de radio Controle Duro na Queda.
    https://www.facebook.com/marketplace/item/315585929140000/

    ResponderExcluir
  6. Estou procurando o boneco trovão azul... Não precisa estar completo...

    ResponderExcluir