quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Relembrando: O Fantástico Jaspion e seus brinquedos no Brasil

 

  Quem visita o "Coleção em Ação" constantemente, já notou pelas matérias, que tenho um gosto bem eclético. Gosto de Tokusatsus, quadrinhos, Comandos em Ação, Rambo, séries dos anos 80 e tudo mais que seja ligado ao mundo do entretenimento nerd. Acredito que eu não seja o único, afinal é muito entediante gostar de apenas uma coisa. Por isso, o nosso assunto de hoje será Tokusatsu, mais especificamente sobre o Fantástico Jaspion, ícone dos anos 80 e maior responsável, ao lado dos Changeman, pelo fascínio que até hoje a maioria dos fãs brasileiros preserva pelo tema "live action", ou Tokusatsu para os puristas. Vamos nessa?



   Lembro até hoje do fascínio que tive ao entrar em uma locadora próxima de casa e me deparar com uma capinha de VHS, com um herói vestindo uma armadura reluzente, em pose de combate, com uma explosão ao fundo (no que parecia ser uma pedreira).  Imediatamente peguei a "capinha" nas mãos e ao virar para ver o outro lado do encarte, notei diversas figuras em poses de luta (inclusive outros heróis, mas deles falarei em outra oportunidade). Como não tinha vídeo-cassete na época, deixei pra lá, e fiquei apenas imaginando que incríveis aventuras aquela fita reservava. O tempo passou, e um dia, ao ligar a TV no extinto canal Manchete, que tantas alegrias proporcionou à molecada dos anos 80, me deparo justamente com aquele herói da locadora, agora em movimento e lutando com diversos vilões. Pronto, estava fisgado pelo gênero e, depois, ao assistir outra série semelhante chamada "Esquadrão Relâmpago Changeman", apenas sacramentei a paixão. Posso dizer que Jaspion foi um dos formadores de caráter da minha infância. Era o bom samaritano, educado, engraçado, sempre pronto para estender a mão a quem precisasse. E vou dizer, além de todas essas qualidades, Jaspion era um herói diferente, meio crianção, atrapalhado, mas que mostrava para o que veio quando o bicho pegava. 

VHS - Everest Filmes

  O Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion no original) foi uma série japonesa com 46 episódios, exibida entre 1985 e 1986 pelo Canal Asahi. Jaspion ganhou fama no Brasil quando começou a ser exibida pela Rede Manchete, em 1988. Pertencente ao gênero Tokusatsu, Jaspion estava inserido na franquia dos Metal Hero. A série conta a história do herói Jaspion, interpretado por Hikaru Kurosaki, um aventureiro espacial criado pelo profeta Edin. O velho ancião previu, através da Bíblia Galáctica, que Jaspion, com ajuda do Pássaro Dourado, salvaria o universo das garras do maléfico Satan Goss, seu filho MacGaren (Mad Galant no original) e sua trupe de monstros e vilões inúteis. Após alguns episódios viajando por planetas desconhecidos, juntamente com a andróide Anri e o bicho de pelúcia Miya, Jaspion vem parar na Terra, onde o restante da série se desenvolve. Na terra, Jaspion encontrou muitos aliados: o herói Boomerman, interpretado pelo lendário Hiroshi Watari; Professor Nambara e seus filhos e mais um monte de crianças chatas, mas que ajudariam Jaspion à derrotar Darth V... quer dizer, Satan Goss. Apesar de ser um herói solitário, em termos de equipamento, Jaspion  era mais amparado que o Batman ou o Homem-de-Ferro. Além da armadura Metaltex, da pistola Turbo Magnum (não muito funcional, vamos concordar) e da estilosa espadium Laser, Jaspion contava com vários veículos, como o Gaibin, que dividido virava Gaibin Tanque e Gaibin Jet, a moto Allan Space e a base de operações que se transformava no gigante guerreiro Daileon, um baita robô com pinta de lutador de luta-livre e "mãos de marreta". Gostava tanto de Jaspion quando era pequeno, que devo ter assistido cada episódio umas 10 vezes e lembro que a cada vez ficava melhor.


Separados no parto

Jaspion e Anri
Gigante Daileon







  



  Jaspion carrega algumas curiosidades: Hikaru Kurosaki era dublê e deixou a Toei (mãe dos Sentais, Metal Hero e Kamen Riders) por não concordar com a forma que a empresa lidava com a segurança dos atores e dublês durante as filmagens das séries. Kurosaki (se já não estiver aposentado) é instrutor e guia de mergulho no litoral do Japão. Jaspion foi um estrondoso sucesso no Brasil, porém no Japão teve audiência apenas mediana, para não dizer baixa. Mesmo que Kurosaki fosse um experiente dublê, devido ao intenso ritmo das filmagens da série, ele jamais vestiu a armadura do herói em cena. Após ser exibido à exaustão pela Manchete, Jaspion ganhou sobrevida em diversas emissoras menores como CNT/Gazeta, nos anos 90 e mais recentemente (de forma não oficial, acredito eu) nas emissoras Ulbra e Rede Meio Norte. 


Álbum de Figurinhas - capa
Álbum de Figurinhas - interior













Histórias em quadrinhos

 Nosso herói metálico ganhou diversos livros e brinquedos no Japão. Mas foi no Brasil, onde o sucesso foi estrondoso, que o nome Jaspion estampou tudo que se possa imaginar: doces, quadrinhos, álbuns de figurinhas, roupas, materiais escolares e principalmente brinquedos. E adivinha quem licenciou a marca no Brasil? Claro que só podia ser a Glasslite, a rainha em licenciamento das séries de TV. Jaspion deu continuidade ao selo Heróis da TV. Era o tipo de herói que renderia os mais diversos brinquedos e itens colecionáveis, afinal possuía armas, o robô Daileon, a sua nave-mãe, Gaibin Tanque, Allan Moto Space e muito mais. E você obviamente acha que a Glasslite aproveitou todo esse plantel para lançar sua coleção de brinquedos, não é? Errado! Quem precisa do Daileon e afins quando se tem moldes prontos de carros, motos, e tudo mais que se imagine em tranqueiras, apenas esperando o adesivo com o nome "Jaspion"? E deve ter vendido bem, porque a Glasslite lançou uma das mais extensas linhas de brinquedos que eu já vi um herói solitário ganhar. Recentemente adquiri um "Fire Car Jaspion", da Glasslite, muito bonito, mas que não passa nem perto de qualquer coisa que o herói nipônico pilotou na série. E vocês pensam que a picaretagem criatividade ficou apenas nos veículos? Erraram novamente! Tivemos Jaspions em diversos tamanhos, um inclusive feito a partir dos moldes do Robocop (também lançado pela Glasslite), apenas repintaram o bicho e mudaram a cabeça. Pode até parecer uma ideia de jegue, mas foi ponto para a tia Glasslite, pois agradou a criançada da época e também agrada qualquer colecionador que tenha essa preciosidade em sua coleção. Recentemente tivemos o lançamento do box da série, produzido pela Focus Filme, e eu, como fã que sou, adquiri o box ainda na pré-venda, ainda mais que vinha com uma action figure do herói de brinde. Que emoção, após décadas, Jaspion ganharia um brinquedo no Brasil. Porém, ao abrir o box, tive uma das visões mais medonhas da minha vida e senti saudade da Glasslite e de seu "Jaspioncop". Não joguei fora, mas de tão horrível que era, está escondido atrás de algumas caixas na minha coleção. Não quero traumatizar quem a visita.


Jaspion -  Focus Filmes
LP - Jaspion













Jaspioncop - Glasslite

 Bom amigos, espero que tenham curtido mais essa visita ao passado. Vamos ficando por aqui, mas antes deixo vocês com mais imagens da coleção "Jaspion", da Glasslite e também de itens lançados no Japão.

2ª geração de Heróis da TV

Verso da cartela - Glasslite

Qualquer semelhança com Moto Laser não é mera coincidência

 Change Dragon?? 

Já vimos esse Jeep antes

Helicóptero Titã

Pelo menos tinha um parecido na série

Jet Moto

Fire Car 


Itens japoneses - Juspion

Turbo Magnum - Bandai

Gaibin

Heróis vs Vilões

Gaibin Tank e Jet - Linha DX Bandai







4 comentários:

  1. Quem gostava de assistir Jaspion na Manchete no final dos anos 80, assistam esse vídeo que é pura nostalgia. https://youtu.be/CaNtc3-wyxo

    ResponderExcluir
  2. Que saudade dos meus brinquedos. Maldita adolescência que me fez se desligar de tudo que era bom e verdadeiro.
    Mesmo estes brinquedos picaretas da Glasslite faziam a nossa alegria!

    ResponderExcluir