terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Glasslite e os Heróis da TV - Parte 1



  Hoje em dia, os canais de tv aberta estão insuportáveis, cheios de Reality Shows, programas de culinária e tudo mais que não presta (tem quem goste e eu respeito). Como o universo sempre dá um jeito de compensar tudo na balança, para que a humanidade não enlouqueça completamente, surgiram outras opções de entretenimento. TVs por assinatura, Torrents, Youtube, Netflix, entre outros. Porém, existiu uma época em que as coisas eram diferentes. Existiu uma época sem internet (sim, existiu!), uma época sem opções que não fossem a tv aberta. Mas e não é que era legal?! SBT, Globo, Manchete e outras emissoras, eram recheadas de programas e filmes bons. Existiam também séries norte-americanas que divertiam a família toda, nos mais diversos horários e mais diversos canais. Quem nunca correu da escola, esperando chegar em casa para ligar a tv (diretamente no aparelho, nada de controle remoto) e assistir a inesquecível Sessão Aventura? E mais ainda, quem não assistia sua série preferida e depois corria para o "baú de brinquedos", para apanhar os "bonecos" e veículos e criar mais aventuras, sozinho ou com os amigos da rua. Pois bem meus caros colegas, é exatamente sobre isso que irei falar, portanto, ajeitem-se no sofá (ou onde quer que estejam), que lá vem história. E como a conversa é grande, iremos dividir esse post em 3 partes. Apertem os cintos e boa viagem no túnel do tempo.



  Para começo de conversa, os anos 80 foram muito prolíficos, ainda mais quando o assunto eram séries para tv. Existiam muitas: Os Gatões, Anjos da Lei, A Dama de Ouro (ahh, Katy Marroney...), Tiro Certo. Poderia criar um post para cada uma delas. Porém, esta matéria será focada em sete série; Carro Comando, Super Máquina, Trovão Azul, Águia de Aço, Duro na Queda, Moto Laser e Esquadrão Classe A. Mas por que essas séries em particular? Ora, por que segundo a grande Glasslite, eles eram os Heróis da TV!


  A Glasslite foi uma empresa brasileira, fabricante de brinquedos, e ficava sediada em São Paulo. Era especializada em brinquedos temáticos, ou seja, tudo que fazia sucesso na tv e no cinema, eles transformavam em brinquedo, fazendo a alegria da criançada. A empresa infelizmente, faliu, mas como foi parte importante de nossas infâncias, em breve ganhará um post para chamar de seu. Aqui focaremos em uma linha específica de brinquedos dessa gigante dos anos 80 e 90, os Heróis da TV.


  Mais ou menos na metade da década oitentista, a Glaslite tomava uma verdadeira "ré" da sua concorrente direta, a Estrela. Isso ocorria por que a empresa estrelada fazia sucesso com sua linha de brinquedos, os Comandos em Ação (sempre eles!). A Glasslite por sua vez, não conseguia encontrar concorrente à altura para os Joes. Mas isso logo mudou, pois se a Estrela tinha o desenho das manhãs da Xuxa, como propulsor de suas vendas. A Glasslite espertamente, foi lá no canto, cobrou escanteio e correu pra fazer um gol de cabeça. Pois com a licença de praticamente todas as séries americanas, que eram exibidas na tv, passou a fabricar personagens e veículos destas. Produzidos com moldes próprios, inspirados nas contrapartes americanas (que eram na mesma escala dos Joes), e simplesmente colando adesivos com o nome dessas séries em carros, aviões e helicópteros e tudo mais que se mexesse, muitas vezes (99%) sem nem ter nada a ver com o que era visto na tv!!! E vocês acham que os pais e principalmente a criançada, ligavam para isso? Claro que não, era cofre certo. Logo, as lojas estavam entulhadas de helicópteros Trovão Azul e Águia de Aço, todo tipo de carros e caminhões com o nome Super Máquina, e por aí vai. Era todo tipo de lançamento, pra ninguém botar defeito (onde está minha máquina do tempo?). Outra sacada "marota" das mentes criativas da Glasslite, foi lançar os "bonecos" dessas séries na versão blister. Tendo em vista, que no início eram vistos apenas acompanhando os vistosos kits com veículos. E como fazer disso um sucesso? Oras, copiando o formato das embalagens dos Comandos em Ação, nada mais justo, já que os bonecos também tinham o mesmo tamanho. Mas, não contentes, os campeões foram lá e copiaram "na cara dura" as artes das cartelas da Estrela. Confiram comigo no replay.

Tio, mas um está com bazuca e o outro com metralhadora, daí pode né?


Ah! Vamos inverter a imagem que fica de boa!


Copiar vilão pode!

Sem comentários!


  Bom, se foi picaretagem ou não, não nos cabe julgar, apenas apreciar (e correr atrás para ter em nossas coleções). O que interessa é que foi um sucesso e deu chances para a Glasslite respirar aliviada. Então vamos relembrar essas séries fantásticas e ver o que cada uma rendeu em termos de action figures? Então, vem comigo!

CARRO COMANDO

  Carro Comando, T.J. Hooker no original,  foi uma série para tv norte-americana, produzida entre 1982 e 1986. Tinha como estrela principal, William Shatner, o eterno James T. kirk, comandante da Interprise original. A série foi exibida primeiramente pela Globo e depois pelo SBT. O curioso é que a Globo passou as duas primeiras temporadas, e o SBT o restante. A série ainda teve uma chance de repeteco na Rede Record, isso já na segunda metade dos anos noventa.


  Carro Comando (apesar de não ter nexo algum, eu adorava esse nome) contava a história do Sgt. T.J Hooker - nome original da série - e já no episódio piloto, mostrava o policial na divisão de investigação de Los Angeles. Em uma missão rotineira, seu parceiro acaba sendo morto (é sempre uma fria, ser parceiro do personagem principal). Com isso, Hooker decide (na verdade mandam!) voltar para a Academia de Polícia, para ver se desse jeito os cadetes tem chance de aprender algo que preste. Como todo bom e velho policial, Hooker não consegue ficar longe da ação, revezando entre a academia de polícia e as ruas, dessa vez nas patrulhas. A série tinha diversos coadjuvantes, entre eles, o novato Vince Romano, parceiro de Hooker, e que por isso vivia com o pescoço em risco. Outros personagens dignos de nota eram, a também novata Stace Sheridan e o seu pai, o Capitão Denis Sheridan. Uma curiosidade legal, é que William Shatner, interpretando ele mesmo,  reprisou seu papel de T.J Hooker no filme Showtime, onde inclusive deu algumas dicas de como ser "tira" para o personagem de Eddie Murphy. Apesar da pitada leve de humor e ação dos episódios, Carro Comando foi contemporânea de outros dramas policiais, como por exemplo Blue Bloods. Infelizmente a série nunca foi lançada em DVD no Brasil.



Abertura da série

  Na época da exibição nos Estados Unidos, Carro Comando teve uma linha de brinquedos por aquelas bandas. A empresa responsável por isso foi a Fleet Wood. Enquanto no Brasil, como já falamos, a responsável foi a Glasslite. As duas linhas diferiam em muito, não tendo praticamente nenhum brinquedo parecido. Pudera, a Glasslite pegou tudo que existia de brinquedo policial em seu catálogo e "tascou" adesivos Carro Comando. Os policiais T.J Hooker e Vince Romano também ganharam sua versão blister, quando foram lançados na linha Heróis da TV. Os dois policiais tiveram sorte de ganhar artes originais para suas cartelas. A pose de Hooker na cartela, lembrava sua famosa pose durante a abertura do seriado. Curiosamente, Hooker, apesar de ser um policial "convencional", vinha acompanhado de uma metralhadora de guerra e não do seu famoso revólver. Enfim, preciosidades que todo colecionador quer.

Catálogo Glasslite
Porque sabemos que todo policial usa óculos!
Carro Tunado do T.J Hooker

                                               
Silvio Santos é você?

Toys da Fleet Wood




SUPER MÁQUINA

  Super Máquina, Knight Rider no original, foi uma série norte-americana, produzida entre 1982 e 1986. Tendo 4 temporadas e 90 episódios. A série, que fez sucesso no Brasil passando no SBT, narrava as aventuras de Michael Knight, o lendário David Hasselhoff, e seu "parceiro" K.I.T.T, um Pontiac Trans Am inteligente. 


Super Máquina nos quadrinhos
  A série tinha uma história muito legal (e doida!!). O policial Michael Arthur Long trabalhando disfarçado, é traído por sua parceira (tá vendo, quando não morre, trai. Melhor trabalhar sozinho), e acaba levando um tiro no rosto. Resgatado pelo milionário Wilton Knight, Michael é levado com vida para a mansão dos Knight. Chegando lá, descobre-se que o cabra não morreu, porque o projétil acertou uma placa de metal colocada em sua testa, após um ferimento de guerra no Vietnã. O projétil pode não ter matado Michael, porém o deixa totalmente desfigurado. Um famoso cirurgião, amigo de Wilton, faz uma plástica em Michael, mas devido aos extensos ferimentos, é obrigado a fazer um rosto novo. Oras, e se tem que fazer uma face nova, que faça logo a do David Hasselhoff, que é pra não perder a viajem. Enquanto se recupera, Michael também ganha uma nova identidade, o nome do filho desaparecido de Wilton, Michael Knight. No meio dessa bola de fogo toda, Michael acaba sendo convidado a fazer parte da organização FLAG (Foundation for Law and Governement). Lá ele recebe um veículo protótipo, inteligente, indestrutível e cheio de parafernálias, chamado K.I.T.T (Knight Industries Two Thousend). "Juntos os dois embarcam nas mais loucas aventuras, sempre enfrentando uma galerinha do mal e protegendo os inocentes de vilões muito loucos!" (Sessão da Tarde mode off). O caso é que K.I.T.T. tinha até um veículo inimigo, o seu "irmão gêmeo" K.A.R.R. Os dois acabam se enfrentando algumas vezes. Após o término da série, Michael e K.I.T.T ainda retornaram para um filme intitulado Super Máquina 2000. Depois disso foi produzida uma série chamada Team Knight Rider, cheia de furos em relação à cronologia, e por isso odiada pelos fãs. Em 2008 tivemos também a série A Nova Super-Máquina, tendo o retorno de K.I.T.T, agora remodelado como um Ford Mustang Shelby GT500R, sendo pilotado por Mike Traceur, filho de Michael Knight. Este inclusive, aparece no episódio piloto. A série clássica foi lançada em DVD no Brasil. 

Eu aprovo meu rosto novo!

Antigo e novo K.I.T.T.



Abertura da série


  Pelo que deu para notar, Super Máquina foi uma franquia bem sucedida, não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil. E como tal, rendeu games para diferentes gerações de consoles, quadrinhos e tudo mais que pode render dinheiro. E obviamente os brinquedos não ficariam de fora. Nos Estados Unidos, a série ganhou diversos toys, por diferentes empresas, como KidCo e Kenner, entre outras. Já no Brasil a coisa foi diferente. A Glasslite abraçou a franquia, e pra não perder o costume, tratou de pegar tudo quanto era molde de moto, carro, camionete e caminhão, que tinha em seu poder e mandou ver na cor preta com adesivo da Super Máquina por cima. Pronto! Mais uma linha de sucesso no mercado. Michael Knight ganhou sua versão toy que sempre acompanhava os kits de veículos. Quando a linha Heróis da TV foi lançada, Michael recebeu seu lugar ao sol, ganhando sua cartela exclusiva, "homenageando" alguma cartela dos Comandos em Ação. 

Heróis da TV

Catálogo Glasslite






Versões importadas





Em breve, a 2ª parte desta matéria. Não percam e até a próxima!




6 comentários:

  1. Parabens !!!! Muito bom ,assisto na Netflix Hulk ,Super Máquina e Esquadrão classe A até hoje !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, que bom que gostou amigo. Não perca a segunda parte, vai ser melhor ainda!

      Excluir
  2. Nossa, cara, quase chorei quando vi o carrinho de fricção da Super Máquina. Foi o que meus pais tiveram condições de me dar de presente na época. Viagem no tempo total!
    Muito boa a matéria, espero que a segunda parte continue tão boa assim. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu, com certeza a segunda e terceira parte serão tão boas quanto, afinal tratarão de séries inesquecíveis para quem viveu a época e também que teve o prazer de assistir depois.

      Excluir